Seja bem-vindo!

Leia, relaxe, pense e divirta-se!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O SEGREDO DE VALDINEI

Se você quer, você pode, acredite, tenha fé, Deus proverá.

Aquela pregação na ensolarada tarde de domingo era mais um sinal, mais um aviso dos céus, só poderia ser. O Pastor não ia assim, do nada, adivinhar todo o drama que Valdinei sofria, desde sempre, inconformado com as estatísticas mundiais apontando para um ínfimo número de pessoas que detém as grandes somas de dinheiro neste planeta.

Não importava se ele fosse um ex-vendedor de seguros e um atual vendedor de planos de saúde. Queria fazer parte desse universo seleto dos mega-abastados, fosse como fosse, ele queria a sua incalculável parte nesse quinhão.

Se VOCÊ QUER, VOCÊ PODE. Aquelas palavras vinham somar às preciosas informações que Valdinei obteve lendo o best seller ”O Segredo”. Ele queria ser rico, muito rico, queria muito, mais que tudo; então ele podia sim senhor. Estava decido. Ali, na igreja, diante do eloqüente Pastor e de Deus todo poderoso: Valdinei teria a vida farta e chique com que sempre sonhara. Uma vez decidido, certamente o universo conspirará ao seu favor, e Deus proverá.

Com um empréstimo que conseguiu no Banco, Valdinei deu entrada naquele carrão dos sonhos: simplesmente maravilhoso! Foi como descobriu o que era a felicidade: era dirigir um carro importado. Colou no vidro traseiro do possante um adesivo dizendo: foi Deus que me deu. Gastou toda a grana da quinzena num luxuoso restaurante e redefiniu: felicidade é comer e beber bem! Juntou as reservas da poupança, de toda uma vida, com um financiamento que descolou e comprou uma cobertura na zona nobre da cidade, de frente para o mar. Repensou e concluiu: felicidade é acordar todos os dias com a paisagem estonteante do vai-e-vem das ondas na praia!

Foram dias e dias de glória, de felicidade sem fim!

Mas o que o Pastor não disse para o Valdinei, e “O Segredo” também não, é que Deus não movimenta a nossa conta bancária, não faz transferências de valores, não deposita. E injusto demais seria se Ele o fizesse. A maioria dos seres humanos deste planeta não tem sequer dois pratos de comida por dia, e inúmeros outros têm apenas o relento como cobertor. Não contaram para o Valdinei que se os sonhos não forem minimamente viáveis, eles facilmente viram fantasias, que viram delírios, que viram megalomania... Esqueceram também de dizer para o pobre Valdinei que o segredo da vida é a dedicação, é a atitude otimista (sempre agregada ao comportamento pró-ativo sensato), é a perseverança, é trabalhar naquilo que ama... Um pouco de sorte e muita generosidade também ajudam.

Se simples fosse, se fácil fosse, as estatísticas de renda per capita mundiais obviamente seriam outras. Não acha?!

Fato é que, alguns meses depois, o novo-rico Valdinei vive assim: vendendo o almoço para comprar a janta. Ah!, mas ele ainda anda de carro importado por aí, fazendo caras e bocas, se achando. E ainda acorda com a inestimável visão do mar... Até quando a gente não sabe. As prestações estratosféricas da casa estão muito atrasadas e as do carro também.

Um comentário: